Psicologia para a Vida

Psicologia para a Vida

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Estagiário Outra Vez!

Outra vez Estagiário!
Que bagagem pesada a minha!



     Hoje acordei, com um ar inspirador mas pouco enganador, para quem tão bem me conhece. Já se passaram tantos dias, meses e anos, e a luta continua.     
A luta de quê? De ser Psicólogo!
Acordei de um sonho e comecei a viver um pesadelo. Anos de formação, com um orgulho gigante que me encheu as medidas no dia em que conclui. Mas esperem….isto foi só um Bolonha, para que me serve? Para nada. Vamos para o Mestrado porque o Estado precisa de dinheiro e eu preciso de me realizar a nível profissional e os meus pais ainda não gastaram o suficiente.
Passaram mais dois anos, mais dois estágios curriculares (porque a experiência conta muito, e por vezes não vale nada), e lá vou eu. Dissertação concluída, e vamos lá defender. Defesa com sucesso, mestrado concluído. Orgulho que me encheu as medidas. Mas esperem um pouco, para que é que isto me serve? Para nada. Vamos lá fazer a inscrição no site da Ordem, porque já se passaram anos de investimento; horas infinitas de estágios; e afinal, vou continuar a ser apenas um estagiário, depois de já o ter sido, e os meus pais ainda não gastaram o suficiente!
Procura incessante. Telefones sempre a tocar. Currículos já cansados de andarem de um lado para o outro. E já passaram 6 meses. E nada. O que sou? Psicólogo? Não….sou apenas um estagiário para a vida, porque as portas só se irão abrir quando me abrirem as portas, para eu poder ir. Ninguém quer pagar. Ninguém dá oportunidades. Parece que as oportunidades não são para quem precisa, mas para quem conhece. Será? Passaram 8, 9, 10 meses….e aqui vou eu para o meu estágio profissional. Boa! Vou ser estagiário, só mais uma vez. E mais uma vez, não sei se já vos disse, mas acho que os meus pais ainda não gastaram o suficiente!
Acabei o Estágio...mais um estágio...já posso dizer que sou formado em "estagiário". Já posso exercer livremente. Só não sei se vou enviar candidaturas para "Psicólogo" ou "estagiário". De qualquer forma, não tenho onde exercer. Se calhar os meus pais ainda não gastaram o suficiente.


O caminho é difícil, mas só essa luta é que irá compensar todo o esforço e toda a luta dos anos anteriores. Há-de chegar o nosso dia. O dia em que o olhar perante o profissional de Psicologia se faça sentir como mais do que necessário. Pela saúde mental de todos. 
É importante que as pessoas percebam que ir ao Psicólogo não é um luxo, mas uma necessidade.
É preciso que alguém se lembre de abrir portas!

Sem comentários:

Enviar um comentário